sábado, 31 de agosto de 2013

Você tem cuidado do teu coração ?



A Palavra diz que é do coração que procedem as fontes da vida (Pv 4.23). A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago do nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos. Em Lucas 6.45, está escrito: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” O nosso coração é a fonte na qual tiramos o bem ou o mal.

Em Jeremias 17.9, lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23.) É como se o coração pudesse abarcar tudo, a totalidade do nosso intelecto e da nossa vontade.

O coração é o centro do nosso ser. Ele é o canal por meio do qual entramos em contato com Deus e oramos. Ele é a arca onde guardamos a Palavra de Deus meditada e as palavras de sabedoria que ela nos presenteia. É pelo coração que consideramos as coisas de Deus; e é por ele que cremos para a justiça. Mas, infelizmente, muitos guardam nele a dúvida e o mal que maquinam com a alma.

Há um versículo que diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Pv 15.13.) Isso quer dizer que a beleza não está somente do lado de fora, ela não aparece apenas com cuidados estéticos ou com maquiagem, mas, como a Bíblia diz, com a alegria do coração. É interessante que podemos perceber o coração de uma pessoa pelo seu semblante.

Bíblia diz que o coração do homem adoeceu desde que ele pecou no Jardim do Éden. Esse adoecer pode ser comparado a uma enfermidade física que ataca o coração humano, e em alguns casos o médico diz que a única solução será um transplante. Digamos que a mensagem do evangelho também funciona como um transplante. Deus é o Médico dos médicos, e Ele diz a você agora: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” (Ezequiel 36.26.) Deixe-o “transplantar” um novo coração em você!

Que Deus o abençoe!

/neideestudosbiblicos.blogspot.com.br

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fotos do café da manhã de Agosto

Não deixe de participar do nosso café da manhã!
 Todo 4° domingo, ás 08:00h da manhã

"Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." Atos 2:46,47



















terça-feira, 20 de agosto de 2013

É necessário se batizar para ser salvo? Leia e entenda!


Venho nesta postagem esclarecer uma dúvida de muitas pessoas, principalmente pessoas que se converteram em uma igreja evangélica séria, mas que vieram de igrejas que veem o batismo de uma forma equivocada, não bíblica. Por isso, é preciso esclarecer essa questão a fim de restaurar a paz em seu coração para você seguir sua vida cristã com tranquilidade.

Em primeiro lugar precisamos entender que o batismo é uma ordem de Jesus. Jesus ordenou que seus discípulos fossem batizados: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

 Isso significa que o batismo faz parte da vida cristã e que aqueles que creem em Jesus Cristo devem entender e buscar serem batizados.
Porém, a Bíblia é bastante clara ao afirmar que a salvação não depende de qualquer obra nossa ou qualquer ritual, mas sim, única e exclusivamente da obra de Deus em nossas vidas: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2.8).

Assim, o batismo não faz parte do processo de salvação, mas do que vem posterior a salvação. O batismo é um símbolo do que já aconteceu na vida da pessoa. Dessa forma podemos dizer com tranquilidade que se alguém crer em Cristo, mas não conseguir por algum motivo se batizar, será salvo sem qualquer impedimento já que a obra de Cristo é eficaz e suficiente.

Um exemplo bem interessante dessa verdade é a história de um dos ladrões crucificados ao lado de Cristo. Ele creu em Jesus, mas não teve tempo de ser batizado devido a situação em que estava. Mesmo assim Jesus disse a ele: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23.43).
Com isso concluimos que se alguém morrer sem ter tido tempo de se batizar, mas tiver crido verdadeiramente em Cristo e entregado sua vida a Ele, estará com Ele no paraíso. Porém, não deixe que esse fato se torne uma desculpa para você ficar adiando ou enrolando para assumir a responsabilidade de se batizar. Como disse no início, o batismo é ordem de Jesus e devemos cumpri-la.

Texto do esboçando idéias adaptado por Dassayev

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Fotos do culto do dia 11/08/13 (dia dos pais)

Parabéns a todos os pais pelo seu dia, e não esquecendo do maior e melhor exemplo de pai (DEUS), que entregou seu único filho por amor de nós. E através desse sacrifício nos tornamos também filhos de Deus !
Deixarei aqui um versículo para meditação dos pais : "Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem Salmos" 103:13






















Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.
Salmos 103:13
Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.
Salmos 103:13
Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem
Salmos 103:13
Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem
Salmos 103:13
Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem
Salmos 103:13

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O que significa hebreus, israelitas e judeus?

O que significa hebreus, israelitas e judeus?


hebreus, israelitas, judeus, significado, explicação, bíblia
Essas três palavras confundem muitos estudantes da Bíblia, principalmente aqueles que estão iniciando. Na verdade os três termos correspondem ao mesmo povo. Hebreus, israelitas e judeus são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus”. Alguns homens que conhecemos bastante fizeram parte desse povo: Abraão, Moisés, Davi e até Jesus. Bom, vamos então explicar com um pouco mais de detalhes cada uma das expressões:

Hebreus: É uma designação que se aplica a Abraão e seus descendentes. Abraão foi quem deu início a esse povo. A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gn 14. 13).Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de hebreus.

Israelitas: Após o encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, Este lhe mudou o nome para Israel, e a partir daí esse povo também começou a ser chamado de israelitas. Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (hebreus e israelitas).

Judeus:Muito tempo se passou e depois que o povo (hebreu/israelita) voltou do cativeiro, a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar esse povo de judeus. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo.
Hoje, os descendentes que ainda restam desse povo são comumente chamados de judeus. Os nomes hebreus e israelitas são pouco usados em nosso tempo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Parábola do joio e do trigo !


A parábola do joio e o trigo está registrada em Mt 13.24-30, 36-43

RESUMO DA PARÁBOLA
Nessa parábola Jesus conta a história de um homem que semeou boas sementes de trigo em seu campo. Ao mesmo tempo um inimigo semeou sementes ruins, de joio, em meio às sementes de trigo. Os empregados daquele homem se surpreenderam ao perceber que havia crescido joio em meio ao trigo naquela plantação. O instinto daqueles empregados agricultores dizia que eles deveriam arrancar essa erva daninha do meio do trigo para que este crescesse melhor. Porém, o dono da plantação os proibiu de fazer isso, já que o joio é muito parecido com o trigo e eles poderiam, por engano, arrancar boas plantas junto com as ruins. Assim, a orientação do dono da plantação era que deixassem crescer os dois até que na hora da colheita pudessem identificá-los plenamente e, assim, arrancá-los.
Explicando as parábolas de Jesus: O joio e o trigo


ENSINOS DA PARÁBOLA
O próprio Jesus no trecho que está em Mateus 13. 36-43 já traz algumas explicações aos seus discípulos sobre os ensinos dessa parábola. Vale a pena ler esse trecho para entender melhor a parábola. Vou expor abaixo algumas lições interessantes que aprendo com essa parábola:

(1) No mundo existem boas sementes plantadas por Deus. Jesus identifica as boas sementes plantadas no campo como os “filhos do reino” (v. 38). Isso significa que o agricultor e dono do campo, Jesus, espalha boas sementes nesse grande campo chamado mundo. Mesmo que hoje em dia não consigamos ver tantas boas sementes crescendo, e sejamos até pessimistas com relação à atuação do bem, as boas sementes estão lá, pois foram plantadas por Jesus.

(2) Não existe somente um plantador de sementes. O inimigo, espalhador de sementes ruins, apontado por Jesus como sendo o diabo, também está trabalhando. Se Jesus planta seus servos como boas sementes, o diabo planta seus servos como más sementes como forma de estragar de alguma forma a plantação de Deus. Nesse ponto não podemos ser ingênuos, mas atentos.

(3) Os filhos de Deus e os filhos do maligno são parecidos, mas não são iguais. O maligno espalha suas más sementes pelo campo. Os filhos do maligno são “parecidos” com os filhos de Deus, assim com o joio se parece com o trigo. Mas não podemos ser ingênuos achando que dentro de nossas igrejas existe apenas trigo. Devemos ser prudentes sabendo que ele, o joio, existe e está também tentando crescer e tomar seu espaço. Apesar de o joio ser parecido com o trigo, devemos tal qual como os agricultores da parábola, sermos atentos para saber que existe certa quantidade de joio crescendo junto com o trigo.

(4) O crescimento do joio não está fora do controle do dono da plantação. O fato do dono da plantação não permitir que se arranque o joio logo quando é identificável mostra que ele não foi surpreendido pelo inimigo. O dono da plantação, Deus, tem controle absoluto e orienta seus empregados a como agir da melhor forma com relação ao joio em meio ao trigo. Devemos ouvir a voz do dono para agirmos com sabedoria diante da esperteza do inimigo. No final das contas o dono da plantação já tem planejado o que fará com esse joio e com o trigo que plantou.

(5) O joio e o trigo não ficarão para sempre juntos. Jesus deixa claro que haverá punição tanto ao inimigo que semeou sementes ruins, quanto para as sementes ruins que buscaram atrapalhar a plantação de Deus. Essa punição é indicada como o justo juízo de Deus, que sabe identificar joio e trigo precisamente, e sabe exatamente o que deve queimar e o que deve preservar. Essa separação será feita em momento oportuno pelo dono da plantação.

E VOCÊ, O QUE APRENDE COM ESSA PARÁBOLA?



http://www.esbocandoideias.com